A dor nas costas é uma reclamação bastante comum entre as grávidas. Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o aparecimento de dores nas costas no decorrer da gravidez. Além do aumento de peso – algumas mulheres chegam a engordar até 20 quilos, quando o recomendável é algo em torno de 9 a 12 quilos –, as alterações hormonais também podem colaborar para a dor nas costas. A importância da quiropraxia durante a gestação não está ligada apenas ao alívio das dores, o tratamento quiroprático também prepara o organismo para o parto.
Entenda mais sobre a importância da quiropraxia durante a gestação:
No terceiro mês de gravidez as alterações estruturais se tornam mais evidentes, a primeira delas é o deslocamento do eixo de equilíbrio e a mudança natural de postura. Associado à mudança do eixo de equilíbrio, ocorre um aumento na liberação do hormônio conhecido como relaxina, um hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta. A relaxina produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que proporciona a flexibilidade fundamental para o parto.
Segundo um estudo publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine, mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica, geralmente no segundo e terceiro trimestre de gestação. Conforme o estudo Pregnancy-related low back pain, a maioria das mulheres acredita que a lombalgia é um desconforto normal e inevitável em decorrência da gravidez.
As diversas mudanças que ocorrem no corpo ao longo da gestação geralmente causam problemas nas articulações da coluna. O tratamento quiroprático ajuda a equilibrar a pélvis e alinhar a coluna vertebral, o que favorece tanto a mãe como o bebê. Uma pélvis desalinhada reduz o espaço para o desenvolvimento do feto, uma condição descrita como restrição intra-uterina.
Dr. Larry Webster, fundador da Internacional Chiropractic Pediatric Association (ICPA), desenvolveu, com o objetivo de reduzir os efeitos da subluxação sacral e da disfunção sacroilíaca – anormalidade da articulação sacroilíaca onde existe um distúrbio biomecânico –, uma técnica específica de quiropraxia, conhecida como Técnica de Webster. A articulação sacroilíaca é uma articulação que sustenta o tronco quando o corpo encontra-se em pé, faz a ligação entre o sacro e a pélvis, possui uma amplitude de movimento muito limitada e ligamentos muito fortes. Com as correções a função da pelve é melhorada, como consequência, ela passa a funcionar e se mover adequadamente.
O alinhamento da coluna vertebral garante um sistema nervoso saudável e uma comunicação precisa ao longo das vias neurais. O tratamento quiroprático, por abordar especificamente o desalinhamento da coluna vertebral e o sistema nervoso da paciente, ajuda a reduzir o estresse para essas funções e alivia o desconforto e a dor da gestante. A quiropraxia é um tratamento natural e livre de drogas, o que a torna um método seguro e eficaz contra dor nas costas no período de gestação. Após o parto, o cuidado quiroprático colabora para que a mãe possa recuperar o seu corpo de antes da gravidez.
A American Pregnancy Association lista os benefícios que mostram a importância da quiropraxia durante a gestação:
Manter uma gravidez mais saudável;
Controlar os sintomas de náuseas;
Reduzir o tempo de parto;
Aliviar a dor nas costas, no pescoço ou nas articulações;
Prevenir uma potencial cesariana.
"É interessante para a futura mamãe utilizar a quiropraxia semanalmente para se assegurar que está fazendo tudo para ter a melhor gravidez possível. Quiropraxistas possuem muitas técnicas gentis para ajustar a coluna e fazer com que não hajam áreas com bloqueio de energia. Isto permite que o bebê se desenvolva com todo seu potencial. Todas as mulheres grávidas que recebem cuidados quiropráticos regulares possuem uma chance muito maior de terem um parto natural." (João Felipe Roessler)
Σχόλια